terça-feira, 24 de março de 2009

Semana criacionista


A Escola Adventista de Juazeiro se prepara para iniciar uma semana criacionista. Palestras, musiciais, videos e outros meios serão usados para divulgar a certeza criacionista. Os alunos do 9º ano, serão os garotos propaganda deste projeto.

sexta-feira, 13 de março de 2009



Arquitetura divina



No livro Meditações Diárias de 2006, Sobre a Rocha, da Casa Publicadora Brasileira, o pastor e escritor Mark Finley conta que, em 1850, o arquiteto Joseph Paxton apresentou seu projeto para o edifício que sediaria a Grande Exposição de Londres de 1851. "Paxton concebeu uma edificação de dimensões gigantescas que não teria nada de muito pesado ou desajeitado", diz o escritor. "Ele imaginou uma estrutura que produzisse um efeito de leveza ou mesmo de ausência de peso".

O problema era que não havia como construir um edifício assim, naquele tempo. Grandes estruturas exigiam paredes imensas para sustentá-las. Parecia não haver condiçoes de criar o edifício gracioso e airoso que Paxton tinha em mente. E o prédio não sairia do projeto.

Segundo Finley, Paxton se lembrou de certa planta com a qual ele trabalhara quando fora jardineiro, o lírio-d'água-real. "As folhas suspensas desse lírio são enormes, com cerca de dois metros de diâmetro, e muito finas", descreve o escritor. "A despeito disso, elas são bastante estáveis. Elas conseguem essa estabilidade mediante um complicado suporte na lateral inferior. Filetes saem do centro da folha para fora, e dividem-se em muitas ramificações".

O lírio-d'água-real foi a resposta para o dilema do arquiteto. Imitando um projeto do Arquiteto dos arquitetos, Paxton pôde realizar seu sonho: a construção doPalácio de Cristal, que até hoje é considerado um marco na história da arquitetura. Michelson Borges


quinta-feira, 12 de março de 2009

As Cores do Camaleão


Você já deve ter visto aqueles uniforme militares camuflados pintados de verde e marrom. A intenção dos soldados é aparecer o mínimo possível para não serem vistos pelos inimigos. Mas esse tipo de camuflagem nem chega perto da eficiência de animais como o camaleão, capaz de mudar a cor da pele.

Mas como eles fazem isto? Os camaleões têm celulas especializadas em duas camadas sob a pele externa, que é transparente: as células cromatóforas e as células guanóforas. As cromatóforas, que ficam na camada superior da pele, contêm pigmentos amarelos e vermelhos. Logo abaixo delas, fica a camada das células guanóforas, que contêm uma substância cristalina e incolor, a guanina.Os guanóforos refletem principalmente a cor azul. Se a camada superior de cromatóforas for amarela, a luz refletida se torna verde (já que azul com amarelo forma essa cor). Abaixo dessas células, há uma camada de pigmento escuro (melanina) que contém melanóforos. São eles que influenciam o brilho e a claridade da luz refletida. Esse pacote de células em camadas diferentes é capaz de transpor seus pigmentos gerando a famosa variação de cores do camaleão.

Mas é bom que se diga que essa capacidade de mudar de cor nem sempre é para se camuflar. A razão primordial dessa habilidade é transmitir mensagens a outros camaleões, a fim de repelir rivais ou atrair parceiros.

Como os camaleões têm sistemas visuais distintos do dos humanos - eles possuem um tipo de cone sensível a aios ultrviolete (UV) -, os pesquisadores tiveram antes de identificar o que os bichos estavam vendo. E descobriram que as maiores mudanças de cores ocorriam quando os camaleões se socializavam.

Resumindo, o camaleão foi criado com um complexo sistema de mudança de cores e, ao mesmo tempo, com olhos capazes de captar as nuances dessa variação. É puro projeto inteligente não camuflado! Michelson Borges




FÁBRICA DE ENERGIA
A cada ano, os Estados Unidos registram 283 milhões de casos de doenças do aparelho digestivo. Agora imagine o que conteceria se o sistema digestivo fosse incompleto ou não funcionasse corretamente. Não haveria milhões de mortes, pois os animais e o ser humano simplesmente não teriam chegado a existir.

Se a proposta evolucionista estivesse correta, deveria ter havido um tempo em que existiu um "estômago primordial", um "pâncreas primordial" e "intestinos pouco funcionais", para citar apenas alguns órgãos envolvidos no processo da digestão. Na verdade, isso é impossivel, pois o aparelho digestivo é um verdadeiro laboratório, altamente sofisticado. Ele "desdobra" e transforma o alimento em energia para viver.

Os animais que vivem de plantas, por exemplo, foram criados para depender desse tipo de alimento. Ao serem projetados, seu sistema digestivo já deveria estar habilitado a utilizar vegetais - e, é claro, já deveria haver vegetais convenientemente disponíveis, e aptos a realizar a fotossíntese, ou seja, um sistema que permite absorver a energia solar e transformá-la em substâncias que produzirão energia (outra dificuldade para o evolucionismo).

Aos problemas já citados, acrescente-se a variação de pH (acidez/alcalinidade) pela qual o alimento passa no tubo digestivo. Na boca, o pH é ligeiramente ácido. No estômago, extremamente ácido. Já nos intestinos, o pH é alcalino. Quanto tempo foi necessário até que se ajustasse esse sistema químico? Como os animais não morreram de desnutrição até que tudo estivesse funcionando bem?

A única explicação lógica, mais uma vez, é a do Grande Projetista, que levou em conta todas as necessidades de suas criaturas e as fez para funcionarem plenamente. - Michelson Borges















segunda-feira, 2 de março de 2009

Será que os olhos surgiram por acaso?



Que tal pensarmos um pouco, antes de responder esta pergunta? Os olhos têm muitas funções importantes. Eles fazem um trabalho incrível que nós nem percebemos, mas só depois desse trabalho é que enxergamos as coisas.
Observe os objetos ao seu redor. Cada um deles reflete ou emite luz. Enquanto você está observando, a luz refletida está indo até o fundo do seu olho através da pupila. Essa luz, depois de passar por vários processos no fundo do olho, continua como sinal elétrico.Esses sinais elétricos vão para a parte de trás do cérebro, o centro de visão, onde a imagem é interpretada, e é a partir daí que você vê estas figuras!Isso acontece muito rapidamente. Mesmo assim, no mesmo instante em que você olha, é capaz de enxergar tudo com perfeição.
Inspirados no funcionamento dos olhos, os físicos e engenheiros fizeram experiências, e depois de muito estudo fabricaram a máquina fotográfica e a câmera de vídeo. No entanto, por mais que esses aparelhos se modernizem, jamais serão tão perfeitos quanto o seu olho!

Charles Darwin e outros escreveram sobre o ser humano ter surgido do nada, depois de uma explosãocósmica e ter evoluído, por acaso, passando por estágios de pequenos seres, depois peixes, depois répteis e mamíferos.
Mas existem, também, pessoas que acreditam que um Arquiteto muito inteligente, o nosso Deus, criou você e a todos os seus amiguinhos, professores, pais, os animais, etc. E Deus criou você "à Sua imagem", com maravilhosos e complexos projetos para os seus olhos e para todo o seu corpo.
Assim como por trás da fabricação de uma máquina fotográfica, de uma TV, de uma filmadora, existiram pessoas inteligentes que as projetaram e fabricaram, é claro que certamente existe Alguém que projetou e criou não só os seus olhos e todo o seu corpo, mas tudo o que existe no universo.